AFINAÇÃO

Existem duas razões principais para um piano desafinar: o assentamento das cordas, no caso dos pianos novos, e o esterçamento das madeiras de sustentação, em razão da variação da temperatura e umidade.

Nos pianos novos, o tom cai rapidamente durante os dois primeiros anos, que é quando as cordas atingem seu esticamento máximo e as madeiras do instrumento cedem ao seu limite. É de suma importância que qualquer piano novo receba afinação apropriada durante este período, proporcionando uma afinação mais equilibrada na estrutura e cordas.

É recomendado pelos fabricantes de pianos três a quatro afinações durante o primeiro ano, e após esse período, pelo menos duas vezes ao ano.

Por padrão mundial, os pianos são projetados para serem afinados em A-440 (Lá acima do Dó, que vibra a 440 ciclos por segundo), também conhecido como tom universal. Assim, seu piano equilibra a afinação com outros instrumentos, produzindo uma qualidade superior de sonoridade, com maior potência e vibração.

Mantenha sempre seu piano afinado, assim você consegue obter uma afinação estável e por período mais prolongado, evitando uma carga excessiva sobre as cordas do instrumento.

+55 (61) 9995-9499
jorgebraz.piano@gmail.com
REVENDEDOR